domingo, 25 de outubro de 2015

20 erros de saúde que deve parar de fazer antes dos 40

20 ERROS DE SAÚDE QUE DEVE PARAR DE FAZER ANTES DOS 40 ANOS


PREVENÇÃO


1.    Ignorar sinais de alerta
Se o seu corpo lhe enviar algum sinal de alerta, o mínimo que pode fazer é tomar atenção e reagir em função do mesmo! Não ignore uma dor recorrente, um sinal de muda de cor ou um cansaço inexplicável: quanto mais cedo se diagnosticarem as doenças, mais fácil será tratá-las. Assim, mesmo que tenha a certeza que não é nada, refira qualquer potencial sintoma ao seu médico.
 
Sugestão: antes da sua próxima visita ou check up anual, prepare uma lista com todas as preocupações que possa ter; quando estiver com o médico, apresente-lhas uma a uma e tire todas as dúvidas antes de passar à seguinte.


2.    Mentir ao seu médico

Mentir

Toda a gente mente, já dizia o Dr. House. Seja por recato, por vergonha ou simplesmente porque desconsideram determinados factos e não querem incomodar ninguém com eles, as pessoas mentem e omitem inúmeras verdades aos seus médicos. No entanto, não se esqueça que, com a idade, até as mais inocentes mentiras podem ter consequências desastrosas para a sua saúde.
 
Sugestão: Não omita nada. Escusado será dizer que o que o médico não sabe, não pode ter em consideração..


3.    Omitir a sua história de família
Quer queira, quer não, os genes são determinantes para a nossa vida e, sobretudo, para a nossa saúde. Se houver prevalência de uma doença na sua família, convém que a indique ao seu médico, não só para que este possa diagnosticar mais facilmente alguma condição, mas também para que possa praticar medicina preventiva, recomendando exames e análises de despiste.
 
Sugestão: informe-se adequadamente sobre a história de saúde da sua família e partilhe-a com o seu médico. Pode estar certo de que os factos revelados vão influenciar as recomendações que este lhe vai fazer.


4.    Não praticar medicina preventiva

Prevencao

Quando temos 30 anos não temos tempo nem paciência para tratar de nós adequadamente, deixando muitos sinais passar em branco. No entanto, temos de ter em conta o seguinte: se não tratarmos do colesterol, a probabilidade é sofrermos de doenças cardíacas aos 40 ou 50 anos, e se uma mulher não fizer exames pélvicos e à mama anualmente, pode estar a deixar passar importantes sintomas de cancro.
 
Sugestão: se atuarmos preventivamente quando somos mais novos, podemos fazer uma grande diferença na nossa saúde à medida que envelhecemos.


5.    Não tomar as vacinas recomendadas
Cerca de 50.000 adultos morrem anualmente em consequência de doenças que são evitáveis com vacinas. Incrível, não é? O que acontece é que tendemos a associar as vacinas com as crianças e esquecemo-nos que existem algumas que podem ser tomadas por adultos, como a da varicela e gripe, além das que são adequadas à nossa própria história pessoal.
 
Sugestão: fale com o seu médico no sentido de perceber se há alguma vacina que deva tomar. Proteja-se a si mesmo e aos outros.

NUTRIÇÃO


6.    Saltar refeições

SaltarRefeicoes

Apesar de saltar refeições aparentar ser a estratégia perfeita para perder peso, não é. A única coisa que vai fazer é provocar ataques de fome durante o dia, que só serão saciados com enormes quantidades de comida ou escolhas pouco saudáveis. Ao longo do tempo, saltar refeições pode ainda perturbar o seu metabolismo, levando a doenças como diabetes tipo 2 – nota: quase dois terços dos adultos são diagnosticados entre os 40 e os 65 anos.
 
Sugestão: comece a sua jornada com um pequeno-almoço saudável, que não só ajuda a perder e manter o peso, como lhe assegura níveis elevados de energia e concentração durante todo o dia.


7.    Consumir demasiado sódio
O consumo diário recomendado de sódio é de cerca de metade de uma colher de chá, mas a maioria das pessoas consome bem mais do que isso. E não é porque abusem do sal, mas sim porque o sódio está escondido em grande parte dos alimentos: no pão, em comidas processadas, na sopa, nos queijos, nos molhos, etc. O resultado é a hipertensão, uma das principais causas dos ataques cardíacos.
 
Sugestão: leia atentamente os rótulos dos alimentos embalados e mantenha-se abaixo de 2.300mg de sódio por dia (1.500gr se já tiver a tensão alta).


8.    Estar constantemente desidratado

Água

A água é essencial a cada célula e orgão do seu corpo, pelo que é importante que se mantenha hidratado. Quando atingimos a idade adulta, esta preocupação é ainda mais vital, porque perdemos um pouco a sensação de sede. Por muito que a ingestão de café, chá ou outras bebidas ajude, é sempre melhor dar preferência à água em si: não tem cafeína, nem açúcar, pelo que só faz bem.
 
Sugestão: se a sua urina for amarela escura, está na hora de beber um ou dois copos de água bem grandes; o ideal é que esteja sempre límpida ou amarela clara. 


9.    Evitar produtos lácteos
Se estiver a evitar produtos lácteos como forma de perder peso ou minimizar o inchaço, está a causar dano ao seu esqueleto. O pico da massa óssea atinge-se por volta dos 30 anos e, a partir daí, é o declínio; assim, devemos apostar na ingestão adequada de cálcio durante os 20 e os 30 anos. 
 
Sugestão: se não consumir 1.000mg de cálcio diários através da alimentação, considere tomar um suplemento. 


10.    Beberricar refrigerantes e outras bebidas açucaradas

Refrigerantes

Todos sabemos que os refrigerantes e bebidas açucaradas são a melhor forma de engordar uns quantos quilos extra; no entanto, as chamadas bebidas de dieta, adoçadas artificialmente, também não resolvem o problema. Bem pelo contrário: já ficou provado que estão não só estão associadas a doenças como a diabetes e o excesso de peso, mas também a uma menor densidade mineral.
 
Sugestão: em caso de dúvida, prefira sempre a água ou sumos de fruta natural diluídos..


11.    Comer demasiada comida processada
O segredo do sabor das comidas processadas é o açúcar, sódio e gordura de que estão carregadas. Assim, apesar de ser muito prático passar num drive in, colocar uma refeição no microondas ou simplesmente pegar num pacote de batatas fritas, tem mesmo de o evitar.

Sugestão: mantenha sempre no frigorífico e despensa carnes magras, produtos frecos e cereais.


12.    Beber demasiado álcool

Álcool

É sobejamente reconhecido o efeito tóxico do álcool para os nossos corpos: desidrata e, com a idade, a recuperação é cada vez mais complicada. A palavra-chave? Moderação.
 
Sugestão: limite o consumo a uma bebida/copo para as mulheres e dois para os homens.

ATIVIDADES SOCIAIS


13.    Não ter relações sexuais
Uma vida sexual saudável é essencial quando entramos na meia idade. Com os filhos e pressões do trabalho, muitas vezes esta faceta das nossas vidas acaba por ser negligenciada. No entanto, quando chegamos aos 40, com os filhos já mais velhos e o trabalho mais estável, devemos voltar a investir na nossa vida sexual. Recorde-se que, uma vez perdida, é mais difícil voltar a conseguir uma vida sexual saudável.
 
Sugestão: se está problemas com a sua líbido ou se as relações sexuais se tornaram de alguma forma dolorosas, fale com o seu médico.


14.    “Aceitar” amigos em vez de socializar

Facebook

Conviver com outros seres humanos é essencial à sua saúde mental e, consequentemente, física. Assim, não dependa só do Facebook e do Twitter para assegurar as suas interações sociais.
 
Sugestão: faça um detox digital: abandone as redes sociais por uma determinado período de tempo e dedique-se apenas à família e amigos.

MAUS HÁBITOS


15.    Evitar a musculação
Uma boa rotina de treinos tem de integrar o levantamento de pesos, que impulsiona o seu metabolismo, tonifica os músculos e fortalece os ossos, além de melhorar a flexibilidade, equilíbrio e capacidade aeróbica. Nem precisamos de dizer o quão cruciais são estes benefícios à medida que a idade avança, certo?
 
Sugestão: integre já na sua rotina de treinos alguns exercícios de musculação, seja a nível de pesos livres, máquinas ou treino de resistência, usando apenas o seu próprio peso corporal (ex: flexões).


16.    Não dar prioridade ao sono

Sono

Dormir é absolutamente essencial à saúde do ser humano, sendo que um adulto entre os 18 e os 64 anos necessita de entre 7 a 9 horas de sono por dia. Se tentar escamotear este número, não só vai ter uma aparência mais envelhecida, como ainda está a contribuir para doenças tão graves como as cardíacas, hipertensão e obesidade
 
Sugestão: crie um ambiente pacífico e relaxado no quarto, para que possa, de facto, recarregar as baterias. Nota: nada de televisões, telefones ou tablets na cama!


17.    Fumar um ou dois cigarritos
Não estamos a dar qualquer novidade quando dizemos que o facto de fumar, seja um maior ou menor número de cigarros, aumenta as suas probabilidades de vir a sofrer de doenças cardíacas, cancros, AVC e outras doenças complicadas. A boa notícia é que o mal que faz ao seu corpo pode ser revertido: se parar antes dos 40 reduz em cerca de 90% este risco, e entre os 40 e 50 reduz cerca de dois terços.
 
Sugestão: faça uma visita ao seu médico e peça ajuda para se ver livre do vício; outra hipótese serão métodos alternativos que estão a revelar algum sucesso, como a acumpunctura, hipnose, etc.


18.    Tomar banhos de sol

Sol

Expor-se de forma exagerada ao sol ou utilizar solários aumenta exponencialmente o risco de cancro da pele, incluindo de melanoma, a sua forma mais mortífera. Passar a utilizar protetores solares e roupa ajuda, ainda que não elimine os erros do passado.
 
Sugestão: se não abdica de uma pele bronzeada, utilize cosméticos ou auto-bronzeadores.


19.    Não usar fio dental
Usar fio dental evita que se forme placa nos dentes e por baixo das gengivas. Esta inestética camada de sujidade semelhante ao cimento, não só arruina o seu sorriso, como pode ainda contribuir para doenças cardíacas. A doença nas gengivas tende a aparecer entre os 30 e os 40 anos, em especial nos homens.
 
Sugestão: se odeia mesmo utilizar o fio dental, opte por alternativas existentes no mercado, como os palitos interdentais.


20.    Estar viciado no telemóvel

Phubbing

Uma análise realizada por Harvard em 2011 ligou doenças como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outras causas de mortalidade ao consumo excessivo de televisão; atualmente, estudos efetuados num Hospital em Boston vieram revelar que a exposição prolongada às emissões/luz azul proveniente de telemóveis, tablets e outros aparelhos digitais perturbam o nosso ritmo corporal, dificultando uma boa noite de sono.
 
Sugestão: evite uma vida demasiado sedentária; por cada hora que utilize qualquer ecrã, faça uma pausa de 10 minutos para esticar as pernas e descansar olhos e cérebro.

Fonte: http://www.vidapratica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário